Ricardo Cardim já escreveu e participou como curador e co-curador em diferentes exposições museológicas ligadas ao tema meio ambiente e história brasileira, e atualmente participa do Conselho de Meio Ambiente do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE).
Como artista plástico, já expôs quadros à óleo e instalações.
Curadoria para exposição no salão principal do museu, que após o sucesso de público se tornou de longa duração, de 2017 a 2022.
“Refletir sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte, até o desaparecimento de espécies é o objetivo da mostra Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, com curadoria do botânico, Ricardo Cardim. Além de apresentar ao público uma visão acerca do processo de avanço das áreas urbanas sobre a mata atlântica original, a exposição traz, em paralelo, peças do acervo do museu elaboradas com essas madeiras – hoje praticamente extintas”. Museu da Casa Brasileira (MCB).
Fotos: Renato Parada
Texto e montagem de parte externa do museu na exposição “Frans Krajcberg – por uma arquitetura da natureza”.
“Para esta exposição, o MuBE traz em sua área externa um pouco da atmosfera do Sitio Natura de Nova Viçosa, Bahia, para São Paulo. Através de cenografia com duas carcaças de baleia emprestadas do acervo do artista e paisagismo assinado por Ricardo Cardim que se utiliza de espécies da restinga do Sul da Bahia, com piso de areia e troncos que também vieram do Sítio.”
Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE)
A SP–Arte é a principal feira de arte da América Latina, em São Paulo.
Curadoria de Baixo Ribeiro
“Com pintura a óleo em tela, a obra Terra e Luz, de Cardim, retrata a biodiversidade brasileira a partir de registros de flores, frutas e plantas que existiram anteriormente. Cardim diz que escolheu esse suporte por acreditar que o óleo é perene, persiste, e o resultado pode ser lido por qualquer pessoa, independentemente de sua familiaridade com linguagens artísticas. A mesma pintura, reproduzida em lambe-lambes, cobrirá todo o fundo do estande. A proposta é chamar atenção para a exuberância nativa que foi perdida em um processo de genocídio vegetal.” Baixo Ribeiro, Galeria Choque Cultural.
#8 Ser Ecológico
Curadoria de Ana Carolina Ralston
“Um organismo vivo criado por espécies que habitaram por séculos a terra que hoje se encontra este espaço expositivo é o cerne da obra site specific desenvolvida pelo botânico, paisagista e artista visual paulistano Ricardo Cardim. Espécies se entrelaçam em formações circulares, recriando os contornos que aconteciam pelas queimadas naturais típicas da Mata Atlântica. Bromélia, imbé, guaimbé, dicorisandra, clúsia lanceolata são algumas das espécies do bioma que surgem tanto na instalação viva como na pintura a óleo apresentada por Cardim. Destaque, pontua o artista, para o guaimbé, uma planta importante na história da cidade de São Paulo, já que suas raízes eram usadas para amarrar as casas e até os barcos séculos atrás, antes mesmo da invenção dos pregos.” Ana Carolina Ralston
“A exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” marca a volta da coleção da Fundação Crespi Prado, agora em comodato no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Com textos dos professores Carlos Lemos e Maria Ruth Amaral, ambos da FAU-USP, além da contribuição do ambientalista Ricardo Cardim, a mostra possibilita novas leituras a respeito deste acervo, em um retrato da cidade de São Paulo entre o final do século 19 até meados do século 20.” Archdaily.
“O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia se transformou em uma grande “caverna contemporânea”, com a nova exposição “Pedra Viva: Serra da Capivara, o legado de Niède Guidon”, com curadoria de Guilherme Wisnik e dos curadores convidados Gisele Felice e Ricardo Cardim. A mostra une a importância do Parque Nacional com a trajetória da pesquisadora franco-brasileira e seus estudos sobre a ocupação humana na América, por meio de conceitos de arqueologia, paleontologia, geologia e botânica, além de arte contemporânea, ocupando as áreas interna e externa do museu.” Arte Que Acontece.
© copyright 2024. todos os direitos reservados
Fale Conosco