A Cardim Arquitetura Paisagística se consolidou como um escritório inovador no mercado brasileiro, atendendo a projetos de grande escala e complexidade em quase todos os estados do país e também em parceria a diferentes escritórios internacionais.
Temos a missão de trabalhar na integração entre a natureza ancestral e a humanidade, criando espaços de respeito e beleza junto a biodiversidade nativa e a cultura local. A Cardim projeta a arquitetura das áreas externas, desde a fase de Master Plan ao Projeto Executivo – onde todos os elementos naturais como topografia, vegetação pré-existente, água, insolação e ventos são avaliados e considerados. Os projetos preocupam-se em repensar e propor novos usos diante dos desafios climáticos e culturais atuais e projeta espaços com Florestas de Bolso, pomares indígenas, espaços para banho de sol, parquinhos naturalizados, jardins “entráveis”. Cria traçados harmônicos com todo o projeto de arquitetura, propõe piscinas inovadoras, mobiliário e materiais de preferência brasileiros, atemporais e sustentáveis. Verdeja toda essa paisagem da arquitetura externa com nossa biodiversidade nativa, propondo um paisagismo responsável com nossos ecossistemas.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, mas apresenta cerca de 90% das espécies vegetais usadas no paisagismo e arborização de origem estrangeira, o que gera sérias questões ecológicas e culturais. Ao mesmo tempo, é um país urbano, com mais de 84% de sua população habitando cidades. Este quadro, aliado as mudanças climáticas e a crônica de falta de planejamento urbano, exige a necessidade de um novo paisagismo sustentável embasado em ciência.
Alessandra Caiado Cardim
Arquiteta urbanista desde 1999, LEED®️ Accredited Professional pelo US Green Building Council (2006) e acreditada Cradle to Cradle Accredited Assessor (2014) pelo C2CII (Cradle to Cradle Product Innovation Institute), atuou como consultora de sustentabilidade e como coordenadora de Materiais Sustentáveis, por cerca de 10 anos no CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) atendendo tipologias diversas como grandes edifícios corporativos e indústrias. Atuou como professora de Paisagismo na PUC Goiás em 2002 e como professora de Materiais Sustentáveis para o GBC Brasil e professora de Sustentabilidade na Pós-Graduação de Arquitetura do Mackenzie. Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP (2014), desenvolveu uma dissertação sobre rotulagem de produtos e criou a Tabela Ambiental®️, ferramenta de comunicação de atributos técnicos e ambientais para materiais que se assemelha a uma tabela nutricional. Especialista em Sustainable Architecture pelo San Francisco Institute of Architecture, São Francisco, Califórnia, EUA, 2002. Sócia Fundadora da Cardim Arquitetura Paisagística, cuida da criação da arquitetura externa e gestão da empresa.
Ricardo Cardim
Paisagista e Botânico, é diretor da Cardim Arquitetura Paisagística, escritório especializado em grandes projetos e com atuação nacional. Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo, recebeu em 2021 o Prêmio Muriqui Pessoa Física, uma das principais premiações ambientais do país, cedido pelo RBMA – UNESCO. Criou a “Floresta de Bolso”, técnica para a restauração de florestas nativas no meio urbano e rural. Recebeu em 2010 a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, cedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2013 e 2014 foi colunista ao vivo nos telejornais da Rede Globo São Paulo e de 2011 a 2018 da Rádio Estadão. Foi também curador de exposições no Museu da Casa Brasileira (MCB) e Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) em São Paulo, SP, e participa neste último como membro do Conselho de Meio Ambiente. Publicou em 2018 pela editora Olhares os livros “Remanescentes da Mata Atlântica: as grandes árvores da floresta original e seus vestígios”, finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Ciências e em 2022 “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, livros estes que integram as bibliotecas de Harvard, MOMA e Stanford, EUA. Também atua como Artista Plástico, e em 2023 expôs tela a óleo na SP-Arte, e no mesmo ano recebeu o prêmio de melhor paisagismo na Casa Cor São Paulo. É membro da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo, e em 2024 ministrou palestra sobre meio ambiente para o Conselho da Presidência do Brasil.
“Acreditamos na valorização e no potencial da enorme biodiversidade nativa brasileira para criar projetos inovadores, multifuncionais e bonitos. Acreditamos que o jardim é um direito não apenas nosso, mas também de toda a fauna e flora que já vivia há milênios no seu território. Acreditamos que é possível a ocupação humana conviver com a biodiversidade e paisagens originais sem renunciar às conquistas da civilização moderna – e que isso resultará em uma vida melhor para todos.”
© copyright 2024. todos os direitos reservados
Fale Conosco