MENU

 

O ESCRITÓRIO

Manifesto Cardim Arquitetura Paisagística

“Acreditamos na valorização e no potencial da enorme biodiversidade nativa brasileira para criar projetos inovadores, multifuncionais e bonitos. Acreditamos que o jardim é um direito não apenas nosso, mas também de toda a fauna e flora que já vivia há milênios no seu território. Acreditamos que é possível a ocupação humana conviver com a biodiversidade e paisagens originais sem renunciar às conquistas da civilização moderna – e que isso resultará em uma vida melhor para todos.”

Com um significativo portfólio em grandes empresas e ações de ampla visibilidade, a Cardim Arquitetura Paisagística está apta a atender e desenvolver os mais diversos desafios com inovação e excelência.


COORDENADORES

Ricardo Cardim
Ricardo Cardim
Diretor
Paisagista e Botânico, é mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo e diretor da Cardim Arquitetura Paisagística. Apresenta um trabalho inovador em áreas verdes, resgatando a natureza original através de projetos e implantações em diferentes escalas. Recebeu em 2011 a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo da Câmara Municipal pela descoberta de áreas de Cerrado sobreviventes na malha urbana. Foi colunista por 7 anos da Rádio Estadão e de 2013 a 2014 na Rede Globo. Curador nas exposições de longa duração do Museu da Casa Brasileira “A Casa e a Cidade” e “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”. Com o objetivo de resgatar as florestas nativas dentro da escala urbana, criou a técnica “Floresta de Bolso”, aplicada em áreas públicas e privadas com a participação da comunidade em mutirão e apoiada por empresas e poder público. O artigo científico no International Journal of Biometeorology com o resultado da sua dissertação de mestrado foi citado pela revista Nature em 2017. Em 2018 publicou o livro "Remanescentes da Mata Atlântica: As Grandes Árvores da Floresta Original e Seus Vestígios" pela Editora Olhares, finalista no Prêmio Jabuti na categoria Ciência. [reportagem Revista Itaú Personnalité]
Alessandra Caiado Cardim
Alessandra Caiado Cardim
Diretora
Arquiteta Paisagista, é mestre em Arquitetura pela Universidade de São Paulo e diretora da Cardim Arquitetura Paisagística. LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (2006) e acreditada Cradle to Cradle Accredited Assessor (2014) pelo C2CII (Cradle to Cradle Product Innovation Institute). Arquiteta urbanista desde 1999, atuou como professora de Paisagismo na PUC Goiás em 2002. No seu mestrado em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP (2014) desenvolveu uma dissertação sobre rotulagem de produtos e criou a Tabela Ambiental®, ferramenta de comunicação de atributos técnicos e ambientais para materiais que se assemelha a uma tabela nutricional. Especialista em Sustainable Architecture pelo San Francisco Institute of Architecture, São Francisco, Califórnia, EUA, 2002. No CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) desde 2006, atuou como Coordenadora LEED de projetos, atendendo diferentes tipologias como edifícios corporativos, centro esportivo e bancos. Como coordenadora de Materiais Sustentáveis, foi responsável pela consultoria em sustentabilidade e comunicação verde para fabricantes de materiais de construção, atendendo clientes como ANFACER, Dupont, CBA – Votorantim Metais, Braskem e Saint Gobain. Atuou como professora de Sustentabilidade na Pós-Graduação de Arquitetura do Mackenzie. Sócia diretora, cuida da gestão e criação dos projetos junto ao botânico Ricardo Cardim e equipe de arquitetos.