MENU

FLORESTAS DE BOLSO®

O que é?

Floresta de Bolso é uma técnica mais natural de restauração da Mata Atlântica desenvolvida por Ricardo Cardim. Sua composição e espaçamento procuram respeitar a dinâmica original das florestas, o que proporciona um crescimento mais rápido, menor índice de perdas, baixo consumo de água e menos manutenção.

Adaptada a escala urbana, pode ser implantada em pequenos espaços, a partir de 15 m² ou também em grandes áreas como projetos de restauração florestal na zona rural. Seus objetivos são reconectar a população ao patrimônio nativo, suas formas, texturas, história e sabores, resgatando a biodiversidade original no cotidiano.

®Floresta de Bolso é marca registrada da Cardim Arquitetura Paisagística, e seu uso depende de autorização formal.



Benefícios

Devido a grande densidade vegetal e diversidade, os seus serviços ambientais para a melhoria da qualidade de vida e saúde pública são de alto impacto, como diminuição da temperatura, aumento da umidade do ar, retenção de águas das chuvas e infiltração no solo/lençol freático, atenuamento da poluição sonora, criação de nichos ecológicos, filtragem de gases tóxicos, material particulado, entre outros.

Comporta-se também como uma verdadeira “bomba de biodiversidade”, espalhando espontaneamente novas árvores nativas para o entorno através da fauna e ventos.

Mutirão Voluntário

A maioria dos projetos de Florestas de Bolso realizados até hoje foram feitos com a participação voluntária de cidadãos engajados no resgate da biodiversidade urbana e colaboradores de empresas conscientes, com o foco principalmente em áreas públicas a exemplo de praças, parques e canteiros centrais. Essa experiência cria a possibilidade de forte vínculo com o verde urbano e seus benefícios, principalmente nos mais jovens.


na mídia