MENU

O Parque – Projeto Multiuso – Incorporadora Gamaro, São Paulo

Um projeto para reinventar a cidade tropical brasileira, esse é o objetivo em O Parque.

Um dos maiores empreendimentos imobiliários do mercado brasileiro nos últimos anos, mesclando o público com o privado em um bairro carente de espaços verdes , “O Parque” é um complexo multiuso envolvendo uma área de 38.252 m² em região nobre da metrópole paulistana, com 7 torres, sendo 324 unidades residenciais em duas torres de 42 andares, 210 apartamentos long stay, torre de escritórios, mix de lojas e um restaurante de 770 m², além de um parque e área de lazer abertos ao público.

O projeto de arquitetura paisagística foi pensado para começar no Brasil a “Cidade Verde de 3. Geração”, propondo a harmonia entre a rica paisagem original da Mata Atlântica e o conforto moderno e a tecnologia, possibilitando o convívio diário com rios cristalinos, os aromas e sabores da floresta, em um espaço mais silencioso e repleto de pássaros.

Destaques do projeto –

  • Recriação com fidelidade de um rio da Serra do Mar, com as características de vegetação, pedras e peixes inspirados nos existentes do Legado das Águas Reservas Votorantim;
  • Resgate de uma espécie quase extinta na cidade, a araucária, que nomeou o bairro de Pinheiros e foi comum no território ancestral paulistano, com um bosque na frente da torre corporativa com 40 exemplares, o que promoverá  a polinização cruzada e a produção de pinhões;
  • Pomares indígenas;
  • Piscinas biodiversas;
  • Obras especiais nos gramados e pisos.
  • Reaproveitamento no projeto do estande e empreendimento de mais de 100 m³ de madeira nobre da Mata Atlântica com mais de 80 anos de idade que estava em antiga fábrica do terreno.
  • Arqueologia Botânica do terreno do empreendimento encontrando 12 espécies nativas regionais possivelmente descendentes de antigas populações que habitavam o local pré-urbanização. Essas plantas, de conotação ornamental, foram salvas e replantadas em um viveiro especializado, e posteriormente voltarão em definitivo para o paisagismo do empreendimento, continuando suas funções ecológicas ancestrais no meio.

Projeto de Arquitetura: Triptyque Architecture & Maison Edouard François

Para saber mais:

Quarteirão-parque, uma aula sobre fazer cidades